26/11/2015

Sugestão de Roteiro - Ilha do Bom Abrigo


A Ilha do Bom Abrigo está a aproximadamente 4 milhas do Boqueirão Sul e localiza-se entre a barra do mar de Cananéia, com uma extensão territorial médio, seu ponto mais alto chega aproximadamente a 142 metros de altura. A Ilha é praticamente rodeada por costão rochoso, assim naturalmente protegida pelas fortes tempestades que ocorrem em certa época do ano. A Ilha é um lugar paradisíaco, o turista é atraindo pela bela paisagem vista através do Farol do Bom Abrigo, uma pequena enseada de praia para banho de mar, atracagem para embarcações com turistas que buscam na Ilha a inspiração de estar de bem com a natureza.
Na ilha há uma pequena cachoeira e antigas ruínas com tachos de cobre onde se extraiam o óleo de baleias para utilizar por exemplo, na iluminação pública das cidades da época.
O ideal para esse passeio é acordar cedo para aproveitar o Maximo esse paraíso.
Vale lembrar que ela está numa área de proteção ambiental e deve-se ter um cuidado especial na sua visitação. É praticamente uma ilha deserta.

Compartilhar:

Sugestão de Roteiro - Cachoeiras de Cananéia


Além das praias e passeio de barco, Cananéia oferece outros roteiros e pontos turísticos que podem ser visitado. Os roteiros das cachoeiras, por exemplo, são imperdíveis, mas requer um preparo físico, trajes adequados e muito espírito de aventura.
Seguido pela estrada que liga o Bairro Itapitangui ao Bairro do Arirí há três cachoeiras. O acesso, a partir de Cananéia se dá pela balsa que liga a cidade ao continente. Deve-se seguir ate o bairro Itapitangui e perguntar aos nativos como se acessa as cachoeiras do Pitu, Mandira, e Rio das Ostras.
A cachoeira do Pitu é a mais próxima de Cananéia (13 Km) e tambem a mais urbanizada. Possui uma grande piscina Natural e locais onde se pode preparar um refeição rápida. Durante o mês de Novembro as "mutucas" incomodam bastante. Leve repelente. O local exibe uma vegetação densa (Mata Atlântica).

Seguindo pela estrada o Itapitangui em direção ao Arirí, 10Km adiante, caminhando por uma trilha pelo lado direito da estrada, avista-se a cachoeira do Mandira. Em dias de chuvas as águas da cachoeiras apresentam turbulências e fortes correntezas. Mais, se você não sabe nadar, esqueça. A fauna e flora do local impressionam: há cutia, quati, veadinhos, tamanduá e cobras.

Você deve acessar estes locais acompanhado por um monitor ambiental que conheça a região e os caminhos das cachoeiras. Outra coisa: evite problemas, pois não há assistência medicas próximas a região. Isso quer dizer o seguinte
: use calçados especiais para transpor as pedras escorregadias das cachoeiras, não leve maquina fotográfica pendurada no pescoço e outros equipamento que vão dificultar a sua aminhada. Ah, ia esquecendo: evite a estrada em dias de chuvas porque o barro vai atolar o seu carrinho.
Voltemos às cachoeiras. A mais selvagem de todas de todas elas é a cachoeira do rio das Minas, 5km adiante da cachoeira do Mandira . 
O acesso é meio complicado, não leve crianças, porque o passeio pode ficar pela metade diante das dificuldades .

O acesso se da  sobre uma propriedade particular e você só chega lá se o Sr. Durval estiver por perto. Ha uma taxa de R$ 3,00 por pessoa que o senhor Durval cobra para fazer manutenção das trilhas que colocam você diante de um raro espetáculo proporcionado pela natureza intocada do local.
Caminha-se da sede do sitio pouco mais de 300 metros. Os visitantes seguem por uma trilha que beira o morro. Há fortes correntezas do leito do rio que podem levá-lo a um mergulho inesperado na água. Fique esperto. A cachoeira do rio das Minas é uma das mais belas do Vale do Ribeira. A piscina formada pela cachoeira tem porte majestoso e forma uma piscina olímpica. Nadador inexperiente não deve-se aventurar. Visitar essa cachoeira é uma experiência
inesquecível . Bom passeio!

Compartilhar:

25/11/2015

COMUNICADO SOBRE ENTRADA DE ÔNIBUS DE EXCURSÃO E VEÍCULOS DE FRETAMENTO


A Divisão Municipal de Turismo da Ilha Comprida comunica aos meios de hospedagem que – apesar do término da cobrança do pedágio na entrada da cidade - , continuam a valer as mesmas regras que disciplinam a entrada de ônibus de excursão, micro-ônibus e veículos de placa vermelha destinados a aluguel ou frete. 

As alterações referem-se apenas a detalhes operacionais. Pelas novas regras, cabe aos proprietários dos meios de hospedagem encaminharem as autorizações de entrada dos ônibus para as empresas de transportes que se hospedarem em seus estabelecimentos. No período do pedágio, esses documentos eram deixados na entrada da cidade. 
As regras seguem a Lei Municipal 794 de 15/12/2009 que disciplina o turismo praticado por veículo de fretamento no município. Para liberação do ingresso do transporte, o proprietário do estabelecimento deverá dar ciência de reserva ( via on line) ao Departamento de Turismo com, no mínimo, 72 horas de antecedência. Ainda de acordo com a Lei, os veículos liberados deverão permanecer estacionados nos estabelecimentos em que os passageiros estarão hospedados.
Operação conjunta das Divisões de Trânsito e Fiscalização verifica o cumprimento da Legislação e inibe irregularidades por meio de multas. Vale destacar que as autorizações são expedidas somente aos meios de hospedagem compreendidos entre hotéis, prédios de apartamentos, pousadas, colônias de férias, clubes recreativos ou camping, todos devidamente cadastrados na Prefeitura.

AUTORIZAÇÕES ON LINE - O serviço on line de autorização de entrada de ônibus e veículos de fretamento opera no site da prefeitura de Ilha Comprida
http://www.ilhacomprida.sp.gov.br/home/
Compartilhar:

IX ENCONTRO CIGANO DE ILHA COMPRIDA

A Pousada e Apartamentos Tupinambá convida a todos para o IX ENCONTRO CIGANO DE ILHA COMPRIDA – em Homenagem a Santa Sara Kali e Nossa Senhora Aparecida. O maior Evento Cigano do Vale do Ribeira e Baixada Santista!

Dia 28 de Novembro de 2015, o Evento será realizado na Pousada Tupinambá, Av. Beira Mar n. 12000, Balneário Icaraí. Com uma atmosfera de um Acampamento Cigano, recebe os seus convidados com apresentações internacionais, boa música, arte e muita Magia.
Uma Procissão sairá do local com uma cavalaria à frente da carreata passando pelo centro da cidade e retornando para a Grande Festa.

Programação:
Sábado- 28 de novembro de 2015
17h00- Procissão em Homenagem a Santa Sara Kali e Nossa Senhora Aparecida com carreata e 30 cavalos com 3 violões ao vivo.

19h00- Início do Evento na Pousada Tupinambá (Av. Beira Mar n. 12000, Bal. Icaraí) com varias atrações internacionais, Grupos de Danças ciganas, árabes, flamenco. Shows ao vivo com Bandas Ciganas, Rumba, Catalana e Romani.
Místicos, expositores, praça de alimentação com comidas típicas ciganas, árabes, e demais.
Mesas com vinho e frutas.

Contato e Reservas 
Por Telefone: (13) 3842-3798
Mensagem via face: https://www.facebook.com/encontrociganodeilhacomprida

Fonte: facebook.com/encontrociganodeilhacomprida
Compartilhar:

22/11/2015

Sugestão de Roteito - Praia e Costão da Juréia


Para esse passeio acorde cedo, a praia da Jureia fica a 18 Km do centro de Iguape, logo depois do bairro de Icapara, segue pela mesma estrada até a balsa.
Para chegar ao bairro Barra do Ribeira, onde se tem acesso a Praia da Jureia é necessário atravessar o Rio Ribeira de Balsa, A praia da Juréia é um verdadeiro paraíso natural e sevagem! A Mata Atlântica é muito conservada e ao seu lado norte há um rio maravilhoso, de águas escuras e com aves nativas. Juréia é para quem busca tranquilidade, pois a urbanização pouco chegou ali, assim que atravessa a balsa tem vários comércios é o bairro da barra do Ribeira.
Que tal uma caminhada, pela praia, até ao Costão da Juréia, localizado ao final da Praia da Juréia. Além de o lugar ser especialmente bonito, aqui pode se observar ecossistemas costeiros como o costão rochoso, a restinga e a mata atlântica de planície e de encosta. Adentrando a mata, logo na entrada da Estação Ecológica Juréia-Itatins, encontra-se a Cachoeira do Pocinho, um bálsamo para refrescar-se da caminhada.




Praia da Juréia - Barra do Ribeira
Distante 18 km do centro de Iguape onde o Rio Ribeira deságua no mar. Local com inúmeros atrativos como a praia da Juréia o Rio Suamirim e o Rio Ribeira de Iguape. Lugar excelente para a pesca prática do surfe e passeios de barco e caiaque. É também a porta de entrada para a Estação Ecológica de Juréia-Itatins. Além da estrada o acesso à praia inclui travessia por ferry-boat (balsa).

Trilha do Imperador
Trilha ou Caminho do Imperador recebeu esse nome por servir de passagem de informações entre o Império e outras regiões do Brasil. Em 1871 foi inaugurada a linha telegráfica entre Iguape e Santos. Ainda hoje na extensão do Caminho pode-se encontrar vestígios dos centenários postes telegráficos motivo pelo qual o caminho também é conhecido por Trilha do Telégrafo. Além disso a trilha também serviu para o transporte de mercadorias entre Iguape Santos e todo o litoral. Conta a história que possivelmente a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape tenha sido trazida para o centro da Vila através dessa trilha.


Costão da Juréia
Núcleo pertencente à Estação Ecológica de Juréia-Itatins localizado entre a Vila do Prelado e o Costão no Maciço da Juréia é a porta de entrada para a Trilha do Imperador. No local ao final da Praia da Juréia pode-se observar ecossistemas costeiros como dunas restingas e mata atlântica de planície seguidos da mata de encosta na Serra da Juréia. O acesso ao Costão depende de horário da maré.
Compartilhar:

21/11/2015

Dicas de Roteiro


PARA VOCÊ APROVEITAR MELHOR AS BELEZAS DE ILHA COMPRIDA E SEU ENTORNO, PREPARAMOS ALGUNS ROTEIROS QUE FARÃO VALORIZAR O SEU TEMPO E APROVEITAR NO MAXIMO SEU DIA.
DIVIDIDOS POR LOCALIDADE, SENDO ASSIM VOCÊ APROVEITARÁ MUITO MAIS SUA VIAGEM E NÃO PERDERÁ TEMPO ENTRE UM PASSEIO E OUTRO. "Afinal Ilha Comprida não é só praia".

Se você tiver alguma dica de roteiro e quiser compartilhar conosco, envie fotos e textos para
turismoilhacomprida@gmail.com
_________________________________________________________________________________
Vamos as dicas:

                                     ILHA COMPRIDA                                     

PEDRINHAS

PRAIAS

DUNAS

VILAS CAIÇARAS

TRILHAS

Sobre a Região
O Vale do Ribeira é composto por 24 municípios e detém a maior porção continua de mata atlântica do Brasil. O vale é muito rico em sua cultura e história. Possui diversas comunidades caiçaras, remanescente de quilombos e de indígenas. A região abriga a maior concentração de cavernas calcárias do Brasil, com mais de 350 cadastradas e as ultimas praias intocadas do Litoral Paulista, além de formações florestais únicas se tratando de beleza e do estado de conservação como manguezais, restingas e florestas ombrófilas, mista e densa, que tal conhecer um pouco sobre a região.

_______________APIAÍ_______________

.

_______________BARRA DO TURVO_______________

.

_______________BARRA DO CHAPÉU_______________

.

_______________CAJATI_______________

.

________________CANANÉIA ________________

ILHA DO CARDOSO

ILHA BOM ABRIGO

CACHOEIRAS EM CANANÉIA

__________________IGUAPÉ__________________

ICAPARA

PRAIA E COSTÃO DA JURÉIA

RESERVA ECOLÓGICA JURÉIA - ITATINS

_______________ITARIRI_______________

.

_______________ITAPIRAPUÃ_______________

.

_______________IPORANGA_______________

VALE DAS OSTRAS
.

_______________JACUPIRANGA_______________

.

_________________ELDORADO_________________

CAVERNA DO DIABO

ASSISTA: CAVERNA DO DIABO

_______________JUQUIÁ_______________

.

_______________JUQUITIBA_______________

.

_______________MIRACATU_______________

.

_______________PARIQUERA-Açú_______________

.

_______________PEDRO DE TOLEDO_______________

.

_______________PAULISTA_______________

.

_______________REGISTO_______________

.

_______________RIBEIRÃO GRANDE_______________

.

_______________RIBEIRA_______________

.

__________SÃO LOURENÇO DA SERRA__________

.

_______________SETE BARRAS_______________

.

_______________TAPIRAI_______________

.

_______________TAOCA_______________

.

___PARQUES ESTADUAIS NA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA___

PECD - PARQUE ESTADUAL DA CAVERNA DO DIABO

PETAR - PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA

PARQUE ESTADUAL ILHA DO CARDOSO

PARQUE ESTADUAL CAMPINA DO ENCANTADO

PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO

PARQUE ESTADUAL INTERVALES

PARQUE ESTADUAL LAGAMAR DE CANANEIA

PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR - ITARIRU

PARQUE ESTADUAL DO RIO TURVO

.

Visitar as cidades da região do vale do ribeira é sem dúvida uma viagem inesquecível.
Mas quando se trata de segurança deveremos ficar atentos à algumas dicas importantes.
Planejar a viagem é fundamental. Coletar dados de onde irá ficar, visitar o site das pousadas e das agências é importante.

Abaixo algumas dicas do que trazer para:
Pousada:
itens de higiene pessoal;
toalhas extras;
roupa de cama e banho;
sandálias
Um detalhe importante: verifique no local onde for hospedar-se o que eles recomendam que você traga.
A maioria das pousadas oferece roupa de cama, por exemplo.
Passeios ou Atividades:
tênis, camiseta normal e calça – itens obrigatórios;
roupas que possam molhar – dê preferência para calças de tactel ou legging, pois secam rápido;
roupas de banho (biquínis, sungas, bermudas…);
protetor solar e repelente;
óculos de sol;
máquina fotográfica;
lanterna headlamp e baterias extras;
capa de chuva;
sacolas tipo “zip”;
mochila pequena.
Essas são dicas importantes. Claro que você não precisa necessariamente trazer todos os itens, com exceção os considerados obrigatórios.
Como é a região?:
clima úmido, chuvoso e quente. Mas em alguns meses do ano pode fazer muito frio com temperaturas em torno de 6ºC;
vegetação Mata Atlântica de encosta bem preservada;
insetos não causam tanto incomodo se comparado com outros destinos. Mas repelente é fundamental;

Agora que você já conhece um pouco sobre os destinos, Boa Viagem
Se quiser compartilhar as emoções vividas nos seus passeios conosco, mande fotos e texto para turismoilhacomprida@gmail.com
Compartilhar:

05/11/2015

Aves da Ilha

CONHECER PARA PROTEGER
Com ilustrações da aquarelista Meire de Oliveira e dados científicos de Edison Barbieri, livro “Aves da Ilha” será lançado na sexta 13/11 - Vencedora do prêmio Jabuti 2014 na categoria ilustração com o livro “Brasil”, a ilustradora Meire de Oliveira assina junto com o professor doutor Edison Barbieri o livro “Aves da Ilha”que será lançado na sexta-feira 13/11, às 18h, no Espaço Cultural Plínio Marcos. Também serão expostas até o dia 18 de dezembro, as 50 telas originais com ilustrações das aves em aquarela, pintadas pela artista Meire de Oliveira.
Com 50 ilustrações das principais aves avistadas na Ilha acompanhadas de dados científicos sobre as aves, o livro “Aves da Ilha” é o primeiro trabalho do gênero feito para uma cidade. “Ao unir o conhecimento científico do professor doutor Edson Barbieri com a delicadeza dos traços da aquarelista Meire de Oliveira, a obra Aves - Ilha Comprida mostra um pouco do encantamento e da vida destas aves que privilegiam a Ilha com seus belos voos, todos os dias”, destacou o prefeito Décio Ventura. 
Para Ventura, o “o maior patrimônio de um povo é o conhecimento de suas riquezas naturais, seus ecossistemas e todos os seres que neles habitam”. Segundo o prefeito, Aves da Ilha também amplifica o tema avifauna para dimensões culturais e educacionais, já que deverá ser objeto de estudos nas escolas municipais, assim como inspirar o mercado turístico de observação de aves. 


A artista Meire de Oliveira afirmou que o painel de “50 aves da belíssima região de Ilha Comprida não dão conta da enorme diversidade da fauna da região”, mas com isso pretende inspirar o morador a olhar de outra maneira ao seu entorno: “É preciso divulgar ao Estado de São Paulo, ao Brasil e ao mundo, a beleza que temos a valorizar, amar e proteger”.


Oficinas e Workshops – Junto com o lançamento do livro e da exposição Aves da Ilha, também serão realizadas palestras, oficinas e workshops pelos autores Edison Barbieri e Meire de Oliveira no Espaço Cultural Plínio Marcos dirigidos a professores e estudantes da rede municipal.
fonte: Cidade de Ilha Comprida
via facebook
Compartilhar:

TEM CINEMA NA ILHA em Novembro

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO DO PONTOS MIS -
ENTRADA FRANCA
Programação de cinema – PONTOS MIS – Novembro
Sessões gratuitas – Às 14 e 19 h
Data – Todas as sextas - Dias 06, 13, 20 e 27/11
Local- Sala de exibições no Espaço Ilha Jovem - Av. Beira Mar, 11.400, no Balneário Icaraí.

Curta: “Thomás Tristonho”
Direção: André Saito e Cesar Nery
Brasil, 2011, 18 min.
Elenco: Thomas Huszar, Guilherme Seta, Gabriela Cerqueira, Nilton Bicudo, Bri Fioca, Jeyne Stackflett
Classificação: Livre
Sinopse: Thomás Tristonho cresceu acreditando ter o poder de entristecer tudo o que tocava. Ao conhecer Isabella, o toque de Thomás é desejado mais do que nunca e a única maneira de fazê-la feliz será assumindo o risco de deixá-la triste.


Longa - “As Bicicletas de Belleville” – Animação indicada a duas estatuetas do Oscar

Dir. Sylvain Chomet/ França, 2003, 78 min.
Elenco: Jean-Claude Donda, Michel Robin, Michèle Chaucheteux, Monica Viegas
Idioma: Disponível na versão dublada e na versão legendada
Gênero: Animação / Classificação: Livre
Sinopse: Quando Madame Souza deu uma bicicleta para seu neto Champion, ela não imaginava que esse presente provocaria a maior aventura de suas vidas. Com o passar dos anos, eles desenvolvem uma paixão por corridas de bicicleta que culmina com a participação de Champion na mais disputada competição do gênero, a Tour de France. Porém, durante a corrida, Champion é sequestrado pela máfia e Madame Souza se lança em uma busca frenética por seu neto, auxiliada por seu velho cão Bruno e por três velhas senhoras que formam uma bizarra banda de jazz. Animação indicada a dois Oscars, As Bicicletas de Belleville mostra todo o sacrifício de uma avó para reencontrar seu neto amado.
Compartilhar:

MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS HOMENAGEIAM PLÍNIO MARCOS


NESTA QUINTA 05/11 E SEXTA 06/11
A inauguração do anexo do Espaço Cultural Plínio Marcos nesta quinta 05/11 homenageia - com muita arte - o dramaturgo que completaria 80 anos em 2015. Poucos meses antes de falecer, em 1999 aos 64 anos de idade, Plínio Marcos participou a Mostra de Teatro da Ilha Comprida e presenteou o município com uma obra sua: “Na Curva do Rio”, encenada, na época, por artistas locais. Todas as atrações têm entrada franca. O Espaço Cultural fica na Av. São Paulo, 1000, no Balneário Adriana.
Acompanhe a programação:
Quinta-feira - 05/11
18h30 - Abertura Oficial
19 h - Exposição fotográfica inspirada nos personagens de Plínio Marcos com a artista plástica Gabriela Mameluca e o fotógrafo Dino Menezes
19h30 - Exibição do documentário “Plínio Marcos, nas Quebradas do Mundaréu” , de Julio Calasso- 89 minutos – Classificação – 16 anos
21 h - Noite de autógrafos com o escritor Oswaldo Mendes, autor de “Bendito Maldito”- Uma biografia de Plínio Marcos – Doação de 30 exemplares do livro
21h30 - Coquetel
21h30 – Duas performances com fragmentos das obras de Plínio Marcos

Sexta-feira -06/11
9h – Apresentação do documentário “Electra no Municipal”, de Julio Calasso – 57 minutos- Classificação livre
10h – Workshop com o diretor Julio Calasso
14h – Leitura dramática do texto: “O Ator”, realizada por Igor Kovaleswki
14h15 - Palestra com o escritor Oswaldo Mendes, autor de “Bendito Maldito” em que abordará temas relacionados a obra e vida de Plínio Marcos, seu grande amigo e companheiro de arte.

Fonte: Cidade de Ilha Comprida
Via Facebook

Compartilhar:
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Seja Bem Vindo

Ilha Comprida, um dos mais completos e atraentes roteiros do Litoral Sul de São Paulo.

Notícias

natura

VISITE NOSSO CANAL

Fique por Dentro

Arquivo

Turismo na Ilha. Tecnologia do Blogger.