25/08/2015
Inicio »
» A História de Ilha Comprida
A História de Ilha Comprida
Data de fundação - 27 de outubro de 1992
Classificação Turística - Estância Balneario
Classificação Ambiental - Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Federal e Estadual
Área territorial - 252 km2
População fixa - 13 mil habitantes
População flutuante - 900 mil pessoas
Clima - Temperado úmido, com temperatura média anual de 24° C
Principais atividades econômicas - Turismo, pesca e desenvolvimento sustentável.
Ilha Comprida faz parte da história do descobrimento do Brasil. Em 1502, um aventureiro português muito culto, expulso de Portugal por problemas religiosos, chamado de mestre Cosme Fernandes, o "Bacharel", chegou a Ilha do Bom Abrigo, ao sul de Ilha Comprida.
Explorando a região, o "Bacharel" desembarcou em Ilha Comprida, onde foi aprisionado pelos índios Tupis.
Ganhou a confiança deles e acabou casando-se com a filha do cacique. Em 1531, a esquadra de Martim Afonso de Souza também chegou a Ilha do Bom Abrigo. O navegador português, conhecendo Ilha Comprida, escolheu a Vila de Maratayama, dos tupis, para ser a sede da primeira vila.
Por volta de 1534, chegou a Ilha Comprida, por sua vez, o espanhol Ruy Mosquera, que construiu um forte que levou o seu nome, na Ponta de Trincheira, assim chamada pela natureza das operações de pirataria e saques que o aventureiro realizou com o seu amigo "Bacharel".
No início do século XVII, a Coroa Portuguesa dividiu suas terras por intermédio das "Cartas de Sesmarias". Novas vilas foram surgindo. Por volta de 1770, foi fundada a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha. A Vila chegou a ter Câmara e corpo de vereadores, igreja e cemitério.
No começo do século XX, a Vila de Pedrinhas começou a ser formada com recursos da pesca e do extrativismo. Em 1938, o território de Ilha Comprida foi dividido entre Iguape, que ficou com 70% da área (45 Km), e Cananéia, com 30% (29 Km).
O desenvolvimento imobiliário aconteceu no início dos anos 50. Em 1987, Ilha Comprida foi declarada Área de Proteção Ambiental Estadual (APA). O movimento pela emancipação ganhou força ,em 1990, com um grupo de pessoas buscando melhores condições de vida. Em 27 de outubro de 1991, o plebiscito deu a vitória à emancipação, com 87% dos votos. O município foi elevado à condição de Estância Balnearia em 07 de dezembro de 1994.
Denominações:
A Ilha Comprida, ao longo de sua hístória, recebeu diversas denominações: Ilha do Mar, Ilha do Mar Pequeno, Ilha Grande da Costa do Mar, Ilha do Candapuí e Ilha Branca.
Ilha Comprida é como foi batizada por seu extenso comprimento e largura reduzida. Não se tem conhecimento de dados oficiais que detalhem com exatidão a data do batismo.
A Cidade de Ilha Comprida
Ilha Comprida é um dos mais completos e atraentes roteiros do Litoral Sul de São Paulo
Um município com qualidade de vida, desenvolvimento planejado e privilegiado pela natureza. Assim é a Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo. Com 13 mil habitantes, ampla rede hoteleira e uma intensa agenda de eventos o ano inteiro, a Ilha oferece abadalação dos centros urbanos, a simplicidade das vilas caiçaras, praias sem poluição, pesca, compras, áreas para observação de aves, trilhas ecológicas e muitas opções de passeios.
As trilhas, que percorrem praias, dunas, vilas caiçaras, manguezais e sambaquis, são roteiros obrigatórios. Também há o ambiente perfeito para prática de esportes ligados à natureza. Afinal, são 74 km de praias ininterruptas, além da beleza do Mar Pequeno, que margeia as principais vilas da Ilha.
Quem gosta de simplicidade, precisa visitar as vilas caiçaras que oferecem aluguel de barcos para a pesca amadora e passeios pelo Mar Pequeno. Vale também conversar com os moradores tradicionais e conhecera sua relação harmoniosa com a natureza.
A Ilha oferece ainda a rica cultura local com artesanato, folclore e história. O Espaço Cultural Plínio Marcos, que fica na Av. São Paulo, 1000, no Balneário Meu Recanto, conta com a exposição permanente da cultura caiçara.
Na agenda de eventos, destaque para o Ilha Blues Festival Internacional (julho); o Ilha Verão ( janeiro e fevereiro) – com grandes shows gratuitos na Arena de Eventos da Praia do Boqueirão Norte; o Ilha Julina (Julho), a Feira de Artesanato Resgatando o Vale (Janeiro), além de mostras de cinema, teatro de rua, exposições artísticas e muita cultura o ano inteiro.
Confira algumas imagem de Ilha Comprida
0 comentários:
Postar um comentário