01/09/2015

Sugestão de roteiro - Icapara

Que tal um passeio até o bairro de Icapara em Iguape.

Distante 10 km do centro da cidade, o bairro foi a primeira localidade habitada no início da colonização, por volta de 1538 (data oficial de fundação de Iguape) ou até mesmo antes da chegada dos portugueses, tendo uma forte influência dos espanhóis na formação do seu povoado. É conhecido por abrigar muitas famílias de pescadores e, por isso, é um dos poucos bairros que ainda mantém viva a tradição e a cultura caiçara.

Vamos à dica:

Pela manhã, não deixe de apreciar a paisagem do Mar Pequeno com suas ilhas de manguezais e de toda a cidade a partir do Mirante do Morro do Espia.
Depois subir um pouco mais até o Cristo Redentor
O acesso é possível de carro ou a pé, mas nossa dica é por uma escadaria

Depois siga de carro pela estrada sentido bairro Icapara e se o dia estiver muito quente, pare para tomar uma ducha ou nadar na piscina natural do Restaurante O Engenho (a penas 4 km do centro de Iguape). Este é um bom local para crianças.
A próxima parada pode ser na Toca do Bugio (apenas 5 km do centro de Iguape), desfrute de uma bela paisagem e experimente alguns petiscos caiçaras como o casadinho e bolinho de manjuba. O local também é bom para a pesca esportiva.

Mais 5 km a frente chegará no Bairro de Icapara, dê uma parada no Morro do Farol e aprecie a paisagem que inclui o Mar Pequeno, a ponta norte da Ilha Comprida e a Juréia ao fundo.
O Morro do Farol está localizado na vila Pontalzinho, bem próximo do centro de Icapara.
Já que estamos ao lado do Mar Pequeno, que tal alugar um barco
O roteiro do passeio de barco parte de Icapara e segue pelo Mar Pequeno até o Centro de Iguape. Nos 12 km percorridos, que passa pelo encontro do Rio Ribeira com o mar, o visitante além de desfrutar das belas paisagens que incluem ecossistemas da mata atlântica como o manguezal, a restinga e a mata de encosta, poderá observar aves como o guará-vermelho, colhereiro, garça azul, garça branca, biguá, martim-pescador, e muito mais.  A pesca esportiva é permitida e há também a possibilidade de aprender sobre a pesca artesanal.
É só se informar lá na vila, os moradores lhe darão as melhores dicas sobre aluguel de barco e passeio.

No retorno uma boa dica é passar na Fonte do Senhor que pertence ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia.
_______________________________________

Cristo Redentor
O Mirante do Cristo Redentor está localizado no Morro do Espia, em área coberta por vegetação rasteira de gramíneas, a 80 metros da base. Do lugar, pode-se avistar a parte urbana de Iguape, a Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, o Valo Grande e, ao longe a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso.









Fonte do Senhor
A Fonte do Senhor é um recanto turístico pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia. Possui uma área de lazer, com agradável vegetação e tranqüilidade.Um belíssimo parque onde se encontra a famosa “pedra que cresce”, a gruta onde a imagem do Bom Jesus de Iguape foi banhada pela primeira vez. As águas que correm da montanha forma um belo lago, onde vive muitos marrecos, patos, carpas e também pode apreciar uma grande variedade de pássaros que sobrevoam o parque. A Fonte é um dos pontos de partida para a Trilha Ecológica do Morro do Espia.



Dica: Família Moitinho
Envie também a sua dica de roteiro
turismoilhacomprida@gmail.com

Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo

Ilha Comprida, um dos mais completos e atraentes roteiros do Litoral Sul de São Paulo.

Notícias

natura

VISITE NOSSO CANAL

Fique por Dentro

Arquivo

Turismo na Ilha. Tecnologia do Blogger.