01/07/2016

XVIII Mostra de Teatro da Ilha Comprida

18ª MOSTRA DE TEATRO DA ILHA COMPRIDA COM GRANDES ESPETÁCULOS ADULTOS E INFANTIS
NA ARENA DE EVENTOS DA PRAIA DO BOQUEIRÃO NORTE
ENTRADA FRANCA
De 13 a 17 de julho de 2016- Arena de Eventos da Praia do Boqueirão Norte
Sempre em dois horários, sendo 15h para o publico Infantil e as 21h para o publico Adulto 

Programação

13/07 - quarta-feira 
21 h – “Processo de Conscerto do Desejo” com Matheus Nachtergale

14/07- quinta-feira
15h – Bernardo- Inspirado na obra de Manoel de Barros
21h – Abandonados por você

15/07 – Sexta-feira
15h – A Bela e a Fera
21h – 7Conto – Luis Miranda

16/07- Sábado 
15h – Como treinar seu Dragão
21h – É melhor ser alegre que ser triste

17/07- Domingo 
15h – Pinóquio
21 h – Os Justos
_____________________________________________________________________________
SINOPSES 
XVIII Mostra de Teatro da Ilha Comprida

13/07 - Quarta-feira
21 h – “Processo de Conscerto do Desejo” com Matheus Nachtergale 
Acompanhado pelos músicos Luã Belik e Henrique Rohrmann, ator recita poesias da mãe, Maria Cecília Nachtergaele, e relembra músicas de que ela gostava . 
O ator Matheus Nachtergaele costuma dizer que a poética do teatro deriva das emoções. 
E a prova disso ele dá no palco, com o monólogo Processo de Conscerto do Desejo. 
Acompanhado pelos músicos Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino), 
Nachtergaele há quase um ano vem emocionando plateias com este espetáculo, que ele apresenta em celebração à própria mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele. 
Poucas emoções poderiam ser mais fortes, ou mais profundas. Maria Cecília retirou-se da vida em 1968, quando o ator era um bebê de apenas três meses. Nachtergaele recebeu do pai, já na adolescência, os textos deixados pela poeta. “Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros – escritos de uma jovem mulher moderna e triste – e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito”, conta. Processo de Conscerto do Desejo estreou em novembro de 2015, no Rio de Janeiro (RJ). Com este nome mesmo, sem nada a mudar no título. Com um concerto, Nachtergaele busca consertar desejos. O ator explica: “Um ser que não carecesse de nada, não desejaria nada. Seria um ser perfeito, um Deus. Por isso a filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito”.
Como uma “oração profana”, o espetáculo se constrói em comunhão com o público: “Preciso das pessoas, como observadores emocionados disso tudo. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial”, revela ele.

14/07 - Quinta-feira 
15h – Bernardo- Inspirado na obra de Manoel de Barros 
Consiste num experimento litero-musical que busca recordar momentos da infância. 
A inocência,a criatividade e a felicidade de criança,aliadas as cantigas de roda ajudam a contar a história do menino Bernardo, das memórias da infância ao retorno
da sua cidade natal.

14/07 - Quinta-feira 
21h – Abandonados por você 
Espetáculo conta uma dessas histórias de coincidências da vida. 
De quando o amor está perto e você não sabe, de quando não damos valor a nós mesmos, de quando apostamos tudo em alguém que não nos dá nada em troca. 
Quatro personagens ficam presos no elevador no dia que são abandonados por seus respectivos. Marina tem claustrofobia, Rosana está estressada. Caco e Dudu irritados com as duas. 
O zelador do prédio afirma que o socorro já foi chamado, mas que irá demorar algumas horas. Começa então uma guerra dos sexos dentro do elevador. 
Eles tentando provar que as mulheres não prestam; e elas tentando provar que os homens não valem nada.

15/07 – Sexta-feira
15h – A Bela e a Fera – 20 anos 
O espetáculo tem 35 profissionais envolvidos, 10 atores, mais de 40 figurinos, 05 cenários e efeitos especiais incríveis preparados para criar toda a magia que envolve a história. 
Era uma vez, num país distante, um jovem príncipe que vivia num reluzente castelo e embora tivesse tudo que quisesse, o príncipe era mimado, egoísta e insensível. 
Numa noite de inverno, uma velha mendiga veio ao castelo e ofereceu a ele uma simples rosa em troca de abrigo para o frio. 
Repugnado pela feiura dela, o príncipe zombou da oferta e mandou a velhinha embora, porém ela o aconselhou a não se deixar levar pelas aparências, pois a beleza está no interior das pessoas. 
Quando ele voltou a expulsá-la a velhinha se torna uma bela feiticeira. 
O príncipe tentou se desculpar, mas era tarde demais, pois ela percebeu que não havia amor no coração dele e, como castigo, o transformou numa fera horrenda e rogou uma praga no castelo e em todos que lá viviam. 
Envergonhado de sua monstruosa aparência, a Fera se escondeu no castelo com um espelho mágico que era sua única janela para o mundo exterior. 
A rosa que ela lhe ofereceu era encantada e iria florescer durante poucos anos. 
Se ele aprendesse a amar alguém e fosse retribuído antes que a última pétala caísse, então, o feitiço estaria desfeito, senão ele estaria condenado a permanecer Fera para sempre. 
Com o passar dos anos ele ficou desiludido e perdeu toda a esperança. Certo dia a jovem Bela toma o lugar de seu pai que foi preso no castelo da fera. 
Com o convívio ela o ensina a ser cortês e respeitoso, e a história ganha um novo rumo.

15/07 – Sexta-feira
21h – 7 Conto – Luis Miranda
A Comédia, com texto e atuação do próprio ator, é um espetáculo que aponta, de uma maneira bem humorada, as diferenças do Brasil através de sete personagens completamente engraçados, todos criados pelo ator. Com direção é de Ingrid Guimarães, Luís Miranda coloca em cena todo o seu talento de humorista, fazendo o público rir e se identificar com os personagens. 
Em 2006, Luís Miranda estreou nos palcos a comédia 7Conto. 
Depois de ter somado mais de um milhão de espectadores, consagrando o sucesso unânime de crítica e público, o ator retorna ao teatro baiano para uma temporada especial em comemoração aos 10 anos do espetáculo. Sempre atualizando e reciclando cenários, figurinos e texto.
O espetáculo vai muito além da comédia, ele convida a plateia a lançar um novo olhar sobre as questões sociais e políticas do país de uma forma cômica porém muito intensa. “Essa será uma temporada muito especial, pois, o momento do país é muito significativo. Ter uma comédia de 10 anos que continua atual, para mim isso é a afirmação da minha assinatura como dramaturgo, comediante e ator”, revela Luís Miranda. “É impressionante fazer uma coisa que é atemporal”, completa. 
Com direção da atriz Ingrid Guimarães, essa nova temporada traz como novidade a supervisão de direção de Elísio Lopes Jr (do “Esquenta!” e do “Espelho”) e produção de Paula Hazin. E a parceria Luís Miranda e Elísio não para aí, o sucesso de 7Conto é tão grande que em 2016 ela vai invadir as telinhas. Os dois estão produzindo o roteiro para TV e cinema com os personagens da peça.

16/07- Sábado 
15h – Como treinar seu Dragão
Adaptação livre de "COMO TREINAR O SEU DRAGÃO" que conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. 
Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu (o temível Fúria da Noite), e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis. "COMO TREINAR O SEU DRAGÃO" conquistou o público do mundo inteiro com uma bela mensagem de tolerância, sobre a convivência pacífica entre humanos e dragões, aliada à sensível abordagem sobre deficiência física, que atinge ambas as espécies. 
O espetáculo conta com cinco músicas compostas especialmente para a peça, 03 cenários, 3 dragões com 2 metros cada, efeito de laser e fumaça.

16/07- Sábado 
21h – É melhor ser alegre que ser triste
É melhor ser alegre que ser triste... Mas sem um bocado de tristeza não se faz uma obra tão espetacular como a que nos deixou Vinicius de Moraes, o Poetinha. Poetinha, não! Um baita poeta, dono de vários dos mais belos versos da língua portuguesa. E é para homenageá-lo que concebemos este espetáculo. 
Essas semanas de mergulho na obra e na vida de Vinicius de Moraes me revelaram um homem fascinante. Uma figura humana que foi ainda maior que sua obra. Um homem que viveu como quis e sorveu a vida até a última gota. Apaixonado pelas mulheres e pelos amigos. 
Paixão que transformou vários desses amigos em parceiros, da vida e da música. E que parceiros geniais teve o Poetinha! Alguns estão no roteiro deste espetáculo – escrito por mim em parceria com a talentosa jornalista Ciça Corrêa –, como Tom Jobim, Baden Powell, Adoniran Barbosa, Carlos Lyra e Toquinho. Outros, igualmente importantes, ficaram de fora. Um bom motivo para um É Melhor Ser Alegre que Ser Triste 2, quem sabe?! Para dar voz á essa música que é também poesia, convidamos Célia, Jane Duboc e Juan Alba. Duas grandes cantoras e um talentoso ator/cantor. Eles sabem a importância que as palavras têm nas canções de Vinicius de Moraes e seus parceiros. E para acompanha-los quatro excelentes músicos, capitaneados pelo diretor musical Ogair Junior e seus sofisticados arranjos. É MELHOR SER ALEGRE QUE SER TRISTE é. Sim, um espetáculo especial!
“É bom saber que a gente não foi esquecido, que o povo continua cantando as nossas coisas, pois no fundo é pra ele que a gente compõe.”
(trecho de carta escrita por Vinicius de Moraes para Tom Jobim) 

17/07- Domingo 
15h – Pinóquio - Uma aventura teatral mágica - Um musical de Edu Rodrigues 
“E vai entender o verdadeiro amor... E ser criança em seu coração 
E vai saber que todos são iguais...Mesmo sendo diferente... 
Bem diferente...Mesmo se não for GENTE” Com estas palavras em uma canção especialmente composta para o espetáculo, a Fada Azul dá vida ao boneco feito pelo bondoso Gepetto e tem inicio a aventura “Pinocchio –uma aventura teatral mágica”, a fábula do boneco de madeira que quer virar menino de verdade. Para conseguir isso, Pinocchio vai ter que provar que é bom, sincero, generoso e corajoso. Acompanhado do grilo falante, sua consciência, ele se mete em diversas aventuras, onde conhece o amor, a maldade, a mentira, a saudade e muitos outros sentimentos humanos. Dos mesmos realizadores do sucesso “A Bela e a Fera -20 anos”, Branca de Neve – O Musical Encantado” “Adoráveis Monstros o musical”, a equipe envolvida nesta produção que viajou pelo Brasil, optou por retornar aos palcos paulistanos em 2015, a mais bela história clássica de todos os tempos. Uma produção com mais de 35 profissionais envolvidos, 8 músicas originais, 25 personagens, mais de 36 figurinos, 8 cenários e repleta de efeitos especiais.

17/07- Domingo 
21 h – Os Justos 
Criada em 2010, pelo ator e diretor Daniel Sommerfeld, a Maquinal Cia. desenvolve pesquisas sobre dramaturgia e encenação contemporânea. O espetáculo “Os Justos”, que se inseriu nas comemorações do Centenário de Albert Camus em 2013, marca a segunda etapa de um projeto de pesquisa sobre a obra de Albert Camus iniciado com a apresentação do espetáculo “Calígula” em 2010. Albert Camus nasceu na Argélia em 1913. Formado em filosofia, trabalhou como jornalista nos jornais Alger Republicaine e na revista L’express. No teatro foi ator, diretor e dramaturgo (Teatro do Trabalho e Companhia L’equipe). Em 1940 foi para a França, invadida pela Alemanha de Hitler, onde concluiu seu romance mais famoso, “O Estrangeiro”. Foi jornalista no movimento de resistência, atuando como chefe de redação do jornal clandestino Combat. Em 1957 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Considerado um dos escritores mais lidos do século XX, Camus se destacou por suas opiniões e ações, sempre se manifestando sobre os acontecimentos mundiais. O anseio pela liberdade, a ternura pelo povo, a aversão a qualquer totalitarismo e aos programas nihilistas, foram marcas de sua vida. Morreu em 1960, aos 46 anos, vítima de um acidente de carro na França. 

Fonte: Cidade de Ilha Comprida
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo

Ilha Comprida, um dos mais completos e atraentes roteiros do Litoral Sul de São Paulo.

Notícias

natura

VISITE NOSSO CANAL

Fique por Dentro

Arquivo

Turismo na Ilha. Tecnologia do Blogger.