Localizadas nas margens do Mar Pequeno, as vilas oferecem petiscos com frutos do mar, serviços de piloteiros e aluguel de barcos para pesca e passeios.
Não fale em pressa, correria e nem em congestionamentos nas vilas caiçaras da Ilha. Nada disso existe nesses recantos ornamentados pelas matas nativas, fauna, flora, peixes e mares de dentro e de fora. Nas vilas caiçaras, pulsa a vida. Os moradores gostam de recepcionar os turistas, conversar e, sem dúvida, afirmar que não trocariam esse modo de vida por nada desse mundo.
Em muitas vilas, há fogões a lenha, casas de pau-a-pique e pescadores tecendo suas redes. Também é possível comprar peixes, saborear petiscos com frutos do mar e encontrar barcos de pescadores para passeios ou a pesca amadora. Há vilas onde se avista o mar do sofá da sala, um privilégio.
Em muitas comunidades, a Prefeitura desenvolve projetos de desenvolvimento sustentável para agregar valor aos recursos naturais. É o caso do Viveiro de Mudas de Restinga e Mangue, na Vila de Pedrinhas, ou a produção de ostras na Vila de Juruvaúva.
A Prefeitura mantém doze projetos de desenvolvimento sustentável em andamento. Conheça as principais comunidades e não deixe de visitá-las.
Conheça um pouco sobre as Vilas Caiçaras
A Vila conta com pequena marina, bar e serviço de locação de barcos para pesca e passeios.
VILA NOVA - Localizada a 20 km do Boqueirão Norte (sentido Sul). Pequena e antiga vila de pescadores onde fica a capela do mesmo nome. A construção é histórica, da época em que foram formados povoados ao longo da costa para abrigar paradeiros, correios e viajantes.
A capela de Nossa Senhora da Conceição, de 1770, é testemunho da época que a Vila tinha vida própria, inclusive, câmera de vereadores.
PORTAL DE TRINCHEIRA - Localizada no extremo sul de Ilha Comprida
BOQUEIRÃO SUL - É a porta de entrada de Ilha Comprida por Cananéia
UBATUBA - ...
PONTA DA PRAIA E ARAÇÁ - ....
SÍTIO ARTHUR –.....
PEDRINHAS - a 34 km do Boqueirão Norte (sentido Sul) . Tradicional vila de pescadores com forte consciência ambiental. Lá, está o primeiro Viveiro de Mudas de Restinga e Mangue do país. E também pode ser encontrada a cataia, cachaça com planta típica do Lagamar.
Recém inaugurada a Orla do Mar Pequeno é um charme a parte.
Para ir até Pedrinhas pode ser de carro ou de barco
No mês de outubro acontece a Festança caiçara
JURUVAÚVA - Comunidade especializada na produção de ostras com a mais alta qualidade.
No pequeno barzinho da vila, são oferecidas ostras in natura a preços atrativos.
A Vila também oferece aos visitantes opções de passeio de barco e apetrechos para pesca amadora.
Trajeto até a vila pode ser feito com carro pela avenida Beira-Mar ou com barcos. A 35 km do Boqueirão Norte, sentido Sul
Serviço: Informe-se no Departamento Municipal de Turismo sobre barcos, acesso e condições da maré pelo telefone (13) 3842 7000.
0 comentários:
Postar um comentário